Sejam todos bem vindos, vascaínos ou não, afinal só torcemos por Clubes diferentes, e é isto que torna o esporte saudável, a rivalidade que dá graça e humor ao dia a dia desta tão atribulada existência moderna. Neste espaço só veremos post falando do Club de Regatas Vasco da Gama, com a total imparcialidade de um torcedor fervoroso.
Obrigado pela visita.


sábado, 31 de janeiro de 2009

Vasco volta a vencer em São Januário

Acabo de chegar de São Januário, aonde na tarde deste sábado de Rio 40 graus, o Vasco enfrentou e venceu a equipe do Duque de Caxias, que será adversária do Vasco tambem no próximo brasileirão/B, e venceu por 3 x 1, conquistando assim sua segunda vitória na Taça Guanabara e saltando para o segundo lugar, beneficiado pela derrota do time do Resende para o Fluminense, podendo ainda esta noite terminar a rodada na primeira colocação, bastando para isso que a equipe do Americano seja derrotada pelo Tigres, em jogo que será disputado na Cidade de Campos.
Na minha visão de torcedor, vi um time que ainda apresenta falhas em todos os setores, mas que começa a mostrar que tem realmente potencial de ser uma equipe superior a do ano passado.
O goleiro Tiago tem se mostrado regular e competente, não tendo cometido nenhuma falha que leve insegurança a defesa e a torcida, que a cada falta ou penalti a favor do Vasco, grita seu nome.
A defesa, ahh, a defesa, este setor tão criticado na campanha do Brasileirão do ano passado continua assustando um pouco, falta entrosamento e melhor noção de cobertura, podemos considerar normal já que os mesmos se conheceram este ano e agora é que estão se entrosando; Individualmente podemos notar que é uma defesa superior a do ano passado, com os dois laterais se equilibrando e a dupla de zagueiros começando a se acertar, e se Fernando ainda perde muito em velocidade, Titi com seu vigor fisico e disposição já caiu nas graças do torcedor e caminha para ser o titular absoluto da defesa, é o que espero que ele confirme no decorrer dos jogos.
No meio de campo temos um grande jogador, Nilton que chegou de mansinho e parece que será uma dor de cabeça para o Dorival Jr. que não terá como retira-lo do time com ele repetindo suas duas ultimas apresentações. É mais um jogador deste jovem grupo vascaíno que caiu nas graças da torcida.
Outra grande dor de cabeça não apenas para o Dorival Jr. como para a torcida é o Amaral; Por mais que ele seja aplicado taticamente, ele erra bisonhamente os passes mais simples e comete pixotadas com uma frequencia assustadora; Já tinha falhado feio contra o Tigres e falhou mais feio ainda hoje, furando na frente do Tiago e deixando livre ao atacante caxiense para empatar o jogo. Após este lance, era ele pegar na bola e ser vaiado, o que torna praticamente impossivel que o mesmo venha a ter um bom desempenho, até porque é uma constante suas pixotadas e as vaias da torcida.
Jeferson teve uma atuação apagada, aliás tem tido atuações apagadas, e era ele quem mais carregava esperanças de se tornar uma boa contratação pelo retrospecto positivo do ano passado, terá que melhorar bastante para conseguir se firmar como titular desta jovem equipe.
Carlos Alberto e Alex Teixeira para mim estiveram bem, apenas a registrar o terceiro cartão amarelo de Carlos Alberto em tres jogos, muito para quem joga do meio para frente.
No ataque o destaque do Vasco, Rodrigo Pimpão que é mais um jogador deste novo time a cair nas graças da torcida, mostrou no jogo de hoje que é agil não apenas em promover entrevistas polemicas, mas tambemem pertubar a defesa contrária, precisa urgentemente de um jogador que o auxilie e que dialogue com ele na grande area.
Creio que se Jeferson não mostrar melhor animo em campo acabará dando a vaga a um atacante, no caso, Faioli, ou Eltom, ou ainda a Alan Kardec quando retornar da Sub20 com Alex atuando no meio com Carlos Alberto.
Bom essa é a opinião de um torcedor apaixonado, que esteve em São januario para torcer pelo seu Clube, e não de um tecnico ou comentarista que tenha ido para analisar profissionalmente uma partida de futebol.
Na proxima quarta feira o Vasco irá a Resende enfrentar a equipe local pela quarta rodada da Taça Guanabara em jogo que está marcado para as 22 horas.
Em tempo, o jogo contra o Resende será na Cidade de Volta Redonda.
O Sentimento Não Pode Parar

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quem vive de passado é museu!

Fachada de São Januário
Foto: Vasco Site Oficial

Quando abriu a boca e soltou a frase do titulo deste comentário Pimpão não esperava que repercutisse tanto, quiseram até levantar a possibilidade dele estar desmerecendo o Presidente do Vasco, Roberto Dinamite, o maior idolo da fabulosa torcida cruzmaltina, óbvio que a inteligência do Pimpão não desceria a tal nivel, e provando que quem vive de passado é museu, o Vasco pretende revitalizar o antigo projeto de criação de um Centro de Memória, Centro esse que terá como objetivos a organização, a preservação e a divulgação da gloriosa história que tem o nosso Clube.
"Todo o trabalho terá embasamento científico, daí já termos contratado 01 historiador, 01 museóloga e 02 estagiárias de Museologia que irão operacionalizar as atividades." Palavras de João Ernesto da Costa Ferreira / Divisão de Patrimônio Histórico em email enviado ao site SuperVasco.com
O Vasco não é Museu, não pode viver só de glórias passadas, precisa de novas conquista para agregar a sua história, mas tem a obrigação de preservar seu passado para que nós e nossos filhos possamos sempre ter orgulho do que fizemos, e do que podemos fazer.
O Sentimento Não Pode Parar

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vasco vence a primeira na Taça Guanabara

Primeiro gol de Pimpão para o Vasco

Já demonstrando um melhor entrosamento o Vasco conseguiu sua primeira vitória em jogos oficiais este ano ao vencer o Tigres por 4x0, em jogo realizado nesta noite no estadio Los Larios em Xerem, com a vitoria o Vasco pula provisóriamente para a terceira colocação no seu grupo, podendo ser ultrapassado pelo Fluminense se o mesmo golear o Madureira em jogo que começará em instantes.

Reabilitação?

Daqui a pouco mais o Vasco volta a campo, desta vez em Xerem, para enfrentar o Tigres, estreante da primeira divisão do carioca. Será sem duvida nenhuma mais um jogo complicado, com o novo e jovem time do Vasco tendo que encarar uma equipe já montada desde o ano passado, mas futebol é jogado durante 90 e poucos minutos e só acaba quando o arbitro apita, diz a sabedoria popular; então vamos torcer com força para que o Vasco consiga um bom resultado, e tambem que já vá apresentando uma melhora no seu futebol.
O ano vai ser dificil, mas vamos acreditar na unica promessa do Dorival Jr. a de que no final do ano a torcida irá ter motivos para sorrir.
O Sentimento Não Pode Parar

sábado, 24 de janeiro de 2009

Jeferson, a novela de 2009?

O tribunal do trabalho de Taguatinga, Brasilia, concedeu liminar ao Brasiliense para que o jogador Jeferson se apresente ao clube e cumpra o restante de seu contrato. O jogador havia entrado na justiça do trabalho pedindo rescisão do contrato por falta de pagamento de salários e direitos e assim se transferido, isto em 2005, e parece que só agora a justiça começa a dar uma decisão ao caso, o certo é que se o Vasco não conseguir uma liminar o jogador não poderá atuar pelo clube. Está marcada nova audiencia do caso para o dia 16/02/2009. Repete-se a novela Leandro Amaral 2008, sendo que desta vez o Vasco está do outro lado, mas diferente do tricolor, não assediou o jogador.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Germano, ainda idolo

Tiago e Carlos Germano

Inovando, o Vasco apresentou seus jogadores, comissão técnica e diretoria a torcida hoje em São Januario. Durante a apresentação os jogadores foram chamados um a um e apresentados a torcida que se fez presente nas sociais de São Januário. O atual preparador de goleiros e ex goleiro do Vasco e da seleção Carlos Germano foi o mais ovacionado de todos. Dentre os jogadores destaque para Alex Teixeira e Carlos Alberto.[fonte:supervasco.com/lancenet]

Vai começar 2009

Bom, depois de quase duas semanas sem postar retorno agora para atualizar este blog.
Como era de se esperar tivemos muitas novidades boas e outras nem tanto neste meio tempo, jogadores chegaram, como o goleiro Fernando Prass e o atacante Edgar entre outros, alguns que eram esperados não vieram como o jovem goleiro Cassio do PSV, e outros sairam como os goleiros Anderson e Rafael.
Não vou comentar aqui o motivo das dispensas dos dois goleiros porque não foram divulgados, apenas que infringiram as normas da pre-temporada e aí o Vasco agiu certo e coerente, se dispensou o jovem Ulisses no inicio por faltar a treinos e chegar atrasado não poderia agora acobertar indisciplinas de seus atletas. Serve agora como exemplo para os demais, quem não agir profissionalmente será dispensado.
Particularmente acho que o Rafael fez de proposito para se desvincular do Clube, assim acho que o Vasco deveria deixa-lo treinando separado do grupo até o final do contrato em maio, assim não dava ao goleiro a oportunidade de se desvincular agora como era seu desejo e desencorajaria outros a fazer o mesmo no futuro.
A atitude do jovem goleiro Rafael possivelmente é fruto de má assessoria, já que o mesmo tendo vindo de um clube com reduzida expressão no cenário do sul-sudeste, e se sobressaido um pouco no Vasco já estava querendo status e salário de goleiro de seleção, o que temos que admitir que ele ainda tem um longo caminho a percorrer.
Acredito no Tiago, acho que ele tem tudo pra ser um grande goleiro e ate mesmo idolo no Vasco, alem de ter personalidade e carater, tendo enfrentado as dificuldades sem alarde, reclamações e com muito trabalho. A ele meus votos de boa sorte e um bom ano como titular do gol vascaíno, com todo respeito ao veterano Fernado.
E por falar em Fernando, aja Fernando
É Fernando no gol, na zaga, na ala esquerda e no meio de campo, só falta chegar um para o ataque.
Amanhã começamos nossa caminhada rumo a primeira divisão, e o primeiro obstaculo será o time do Americano em São Januário.
Pra Frente Vasco
O Sentimento Não Pode Parar

domingo, 11 de janeiro de 2009

A aposta inicial de Dorival Junior

Neste domingo, em Vila Velha, o tecncio Dorival Junior comandou o primeiro coletivo do ano, e enviou a campo a seguinte formação: Rafael, Paulo Sérgio, Fernando, Gian e Fernando Galhardo; Amaral, Leo Lima, Jéferson e Fernandinho; Alex Teixeira e Carlos Alberto.
O treino terminou com o placar de 1 x 0 para os titulares que enfrentaram a seguinte equipe:
Tiago, Fágner, Vilson, Titi e Edu Pina; Nilton, Mateus, Benítez e Phillippe Coutinho; Enrico e Faioli, comandada pelo auxiliar Ivan Izzo.
O unico gol do treino foi marcado por Jefferson

sábado, 10 de janeiro de 2009

O vai e vem das contratações

Quem chegou ao Vasco foi o volante Nilton, procedente do Corinthians, aonde disputou o ultimo brasileirão da serie B, chega com o aval do técnico Dorival Junior que elogiou bastante o jogador.
Quem não vem mais é o goleiro Cassio, que não foi liberado pelo PSV da Holanda, assim seguimos com os dois goleiros que mais atuaram no ano passado, o Tiago e o Rafael.
Quem tem grandes chances de Não aparecer tambem em São Januário são os atacantes Pinilla e Vandinho, aparentemente por não estarem dispostos a disputar a segunda divisão.
Outro que não deve disputar a segunda divisão é o goleiro Rafael, que na minha opinião está sendo mal assessorado por seu empresario, querendo ganhar salario de goleiro de seleção, quando mal despontou num time grande, continuando minha opinião, em não sendo renovado o contrato dele antes do inicio do Carioca o Vasco deve mante-lo apenas como reserva e elevar o Tiago a titular já que para mim a diferença tecnica entre os dois é nula e com isso não valorizaria um jogador que está apenas especulando com o nome do Vasco, assim teremos um goleiro em forma e em ritmo de jogo quando iniciar a guerra da segundona.

Vasco avança na Copa São Paulo de Juniores

Mesmo sendo derrotado por 3x2 pela Lemense [time da casa] o Vasco avança para a proxima fase da copinha em primeiro lugar no grupo. Os gols vascainos foram marcados por willen e Carlos Antonio, este ultimo tendo marcado o seu quinto gol na competição.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Novos tempos

Depois de faltar um dia e chegar atrasado em outro, isto em tres dias de trabalho, o lateral esquerdo Ulisses foi dispensado do Vasco, antes mesmo de ter seu contrato assinado. Deste modo a diretoria e comissão técnica mostram ao grupo qual será a mentalidade do clube para este desafio de retorno a primeira divisão. Agora, mais de que antes, precisamos da contratação do Gilberto, que venha logo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

confirmado

Hoje, finalmente o Vasco confirmou a contratação, por seis meses, do meia Carlos Alberto, e assim vai sendo montado o time para esta primeira etapa do ano. Ainda estão na mira os seguintes jogadores:
Cassio, goleiro do PSV, aguardando liberação
Gilberto, lateral esquerdo Tothenham
Vandinho, atacante do Flamengo
É aguardar para vermos como terminará este periodo de contratações e como o time que será montado pelo Dorival Junior se comportará no Carioca, só para compararmos vale lembrar que em 2008 o Vasco se classificou nos dois turnos para a semifinal,. porem não conseguiu disputar nenhuma das duas finais.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vasco 100%

O Vasco segue com 100% de aproveitamento na Copa São Paulo de Juniores, novamente o Vasco começou o jogo perdendo e venceu de virada, desta vez com gol olimpico de Jeferson Silva e mais um do garoto Carlos Antonio que agora tem 4 gols na competição.
Final Vasco 3 x 2 Rondoniense.

os titulares, da torcida, os meus e os de Dorival Junior

Em pé: Fernandinho (lateral), Léo Lima, Titi, Jeferson, Gian Mariano
Agachados: Fagner, Fernandinho (meia), Enrico, Paulo Sérgio e Ulisses

Segundo enquete realiza pelo Blog Boteco do Portuga, agora com quase 400 votos ceja abaixo qual seria o time titular do Vasco
Os titulares segundo a torcida
Goleiro - Caśssio 279 votos
Laterais - Paulo Sergio [dir] 316 votos / Fernandinho [esq] 197 votos
Zagueiros - Fernando 245 votos / Gian 259 votos
Volantes - Pedro Vera 148 votos / Mateus 172 votos
Meias - Carlos Alberto 329 votos / Leo Lima 318 votos
Atacantes - Pinilla 294 votos / Alex Teixeira 311 votos
-------------------------------------------------------
Os meus titulares
Goleiro - Tiago - 46 votos
Laterais - Fagner 75 votos / Edu Pina 51 votos
Zagueiros - Fernando 245 votos / Gian 259 votos
Volantes - Pedro Vera 148 votos / Mateus 172 votos
Meias - Jefferson 159 votos / Leo Lima 318 votos
Atacantes - Alan Kardec / Alex Teixeira 311 votos
-----------------------------------------------------
Os titulares de Dorival Junior
no dia 24 contra o Americano em São Januário ficaremos sabendo quem serão eles.

Na enquete o nome do atacante Alan Kardec não constava por erro na confecção da mesma
De cinco comentários reclamando da ausencia dele na enquete apenas um foi contra seu nome.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Começamos bem!


O Vasco começou o ano com o pé direito, com uma boa vitória sobre o Mogi pela copinha - Copa São Paulo de Juniores - foi tambem a estreia oficial da nova camisa apresentada pela Champs, a preta, que confesso tinha achado ela feia quando da apresentação mas, que agora, mudei de opnião e devo comprar uma dessas pra mim. É certo que pela tv fica meio dificil [quase impossivel] reconhecer os detalhes porem isto não invalida os novos uniformes.
Para aqueles que são contra qualquer modificação lembro que a camisa original do nosso Vasco não posuia a faixa diagonal que foi implantada anos depois e tendo como modelo a camisa do River Plate da Argentina. Podemos imaginar como isso deve ter deixado os vascainos de então tambem revoltados.
Veremos ao longo do ano qual será a aceitação do torcedor comum em relação aos novos uniformes, conferindo esta aceitação nas arquibancadas de São Januário.

Surgindo o Vasco 2009

Léo Lima

Aos poucos, sem muito alarde, o Vasco vai montando o time base para este ano, se não tem craques renomados temos jogadores novos com vontade de jogar e mostrar seu futebol, alguns com boas passagens nos clubes de onde vieram, outros já serviram as seleções de base, muitos são cria da casa e com a contratação de dois profissionais reconhecidamente competentes como o tecnico Dorival Junior e o administrador Rodrigo Caetano temos ai a possibilidade de uma ano infinitamente superior ao que passou e que pode culminar, como todos nos esperamos, com o nosso retorno a primeira divisão do brasileirão
Já estão confirmados no elenco do Vasco os seguintes jogadores:
Goleiro - Tiago e Rafael
Lateral direito - Paulo Sérgio e Fagner
Lateral esquerdo - Edu, Fernandinho e Ulisses
Zagueiro - Fernando, Gian Mariano, Titi e Vilson
Volante - Mateus, Souza, Amaral, Bruno Gallo e Pedro Vera
Meia - Léo Lima [foto], Alex Teixeira, Phillippe Coutinho, Enrico, Jéferson e Milton Benítez
Atacante - Alan Kardec e Faioli

Tudo leva a crer que poderemos acrescentar a esta lista os nomes de
- Pinilla - aguarda-se a chegada do jogador de suas ferias para assinar o contrato.
- Cassio goleiro do PSV da Holanda aguardando a liberação do clube holandes e
- Carlos Alberto aguardando liberação do Werner Bremen da Alemanha
Faltaria um jogador para completar o total de 28 pretendido pelo tecnico Dorival Junior. Vale lembrar que este é o inicio de um trabalho que pode sofrer algumas modificações ate o meio do ano, com a dispensa de jogador que não corresponder ou a contratação de outros na janela que se abre no meio do ano.
Na minha opinião começamos de maneira bem melhor do que em 2008 quando eramos reconhecidamente o mais fraco dos times cariocas, o que foi contestado pelo não saudoso Eurico Miranda mas que, infelizmente, foi confirmado com o nosso rebaixamento.