Sejam todos bem vindos, vascaínos ou não, afinal só torcemos por Clubes diferentes, e é isto que torna o esporte saudável, a rivalidade que dá graça e humor ao dia a dia desta tão atribulada existência moderna. Neste espaço só veremos post falando do Club de Regatas Vasco da Gama, com a total imparcialidade de um torcedor fervoroso.
Obrigado pela visita.


quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma partida, dois jogos

Foi dificil, depois de um primeiro tempo aonde não se encontrou em campo e o Mesquita foi nitidamente superior, o Vasco voltou a campo no segundo tempo para disputar um jogo totalmente diferente do primeiro tempo.
O Vasco sentiu as alterações provocadas na equipe, ou então entrou de salto alto, e depois de uns 10 mintutos de futebol apenas razoavel o time sumiu em campo e vimos o Mesquita partir pra cima, sem se intimidar se do outro lado estavam os donos da casa, os lideres da taça Rio, e dominaram a partida até abrirem o placar aos 37 minutos.
Mas a sorte, o destino ou seja lá o que quiserem, ajuda quem trabalha sério, e antes do final do primeiro tempo o Vasco teve a chance de empatar o jogo numa penalidade máxima cobrada por perfeição pelo Léo Lima, aliás esta talvez tenha sido a única jogada lúcida do Léo em todo o jogo, Não se trata de condenar o Léo, até porque não foi ele quem jogou mal, foi o time como um todo.
Começa o segundo tempo, e o Vasco parece que está disputando um outro jogo, parte pra cima, pressiona o adversário, cria chances de gols que não são convertidas por méritos do Fernando, goleiro do Mesquita.
O Mesquita parece acuado e tentado a garantir um pontinho, que para ele Mesquita, é mais do que precioso para fugir do rebaixamento. Até que aos 17/18 minutos Fabricio, que infernizou o Vasco no primeiro tempo, dá um carrinho por tras em Nilton e recebe, justamente diga-se de passagem, o cartão vermelho direto, deixando o seu time com um jogador a menos.
Imediatamente Dorival saca Gian e coloca em campo Alan Kardec, atitude que no Vasco não viamos, tipo assim, desde 19.. e sei lá quando, poucos vezes vi o Vasco com técnicos que ousavam jogar pensando primeiro no ataque e não na defesa. Cada dia fico mais fã do Dorival.
O bombardeio continuou até o golaço de Jefersson garantindo a vitoria, os 3 pontos e a possibilidade de nos classificarmos já no sábado.
Pois é, sábado, contra o Voltaço, lá na Cidadde do Aço, uma vitoria poderá nos dar a classificação matematicamente, desde que o Madureira não vença o Boavista lá em Bacaxá, até mesmo um empate poderá nos classificar, mas neste caso o Madureira teria que perder o jogo e o Resende não poderia ganhar do Flamengo. Ou seja, poderemos nos classificar com duas rodadas de antecedência, tendo tranquilidade para zerarmos cartões amarelos forçando um terceiro, ou poupando jogadores para que não sejam punidos, e mesmo para colocarmos os reservas para jogar e pegar ritmo.
Este é o Vasco que queremos e merecemos.
O Sentimento Não pode Parar!

terça-feira, 24 de março de 2009

Nova Armação em Curso?

Pode estar em curso uma nova armação das armações ilimitadas carioca de futebol do rio de janeiro, desta vez não irão querer retirar pontos do Vasco, daria muito na pinta, desta vez a coisa será mais sutil e como da outra, se revestindo de legalidade.
Segundo nota do site supervasco.com [sumula pesa contra Ramon e Carlos Alberto] "A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) ainda analisa a súmula do jogo e não anunciou em que artigos os atletas serão denunciados, nem quando serão julgados."
Isto porque, já tendo disputado os dois clásicos, e vencido os dois, o Vasco atropela a tabela armada para beneficiar outros grandes e praticamente garente sua classificação para as finais da Taça Rio, assim adiando o julgamento dos jogadores vascainos o tjdrj pode suspender os mesmos por mais de uma partida prejudicando assim ao Vasco nas finais pois não poderia contar com dois de seus principais jogadores.
Obviamente que, sem desmerecer os próximos adversários, uma eventual ausência destes dois jogadores vascainos não acarretaria um tão grande prejuizo como o fará se tiverem que ficar ausentes de uma final.
Cabe ao dpto juridico atuar com mais competência desta vez, e acompanhar estas manobras de bastidores, de modo a impedir que o Vasco seja prejudicado.
O mínimo que se espera é que o julgamento de Leo Moura e Willians sejam efetuados no mesmo dia, e levando-se em conta que a falta de Leo Moura foi mais desclassificante, tendo levado o cartão vermelho direto, sua pena, por justiça, não pode ser menor do que as penas que por ventura sejam imputadas aos jogadores vascainos, sob pena de se configurar manobra descarada para prejudicar o Vasco.
O cheiro da armação vem daí, adia-se o julgamento para que os atletas do Flamengo possam disputar 3 dos 4 jogos que ainda lhes falta sem maiores prejuízos ao Flamengo, julgam-se os jogadores nas vésperas da finais e absolvem os flamenguistas e penalizam os vascainos.
Sem contar que a não indiciação e condenação por alguns jogos do goleiro Bruno será uma vergonha para o futebol carioca.
O Sentimento Não Pode Parar!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Isto pode?

Com a palavra as armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro.
Quando será que o tjdrj seguirá o bom exemplo do stjd e começará a punir aqueles que fazem jus a punição e que não foram punidos em campo ou porque o arbitro não viu, caso de jogadas fora do lance, ou porque o arbitro usa dois pesos e duas medidas, que foi o caso do juiz do jogo de ontem, pois expulsou 5 jogadores, talvez até mesmo por excesso de zelo dele juiz e não pune sequer com marcação de falta uma entrada desleal do goleiro do flamengo, e é impossivel que ele e/ou seus auxiliares não tenham visto o lance.
Aliás estranho que em um jogo tão disputado o Vasco tenha levado o dobro de cartões do flamengo.
Será que são erros ocasionais ou estamos diante de um processo visando beneficiar o flamengo, levando-o a disputar o titulo carioca por qualquer meio?


O Sentimento Não Pode Parar!

domingo, 22 de março de 2009

Estamos chegando lá!

Mais um clássico, desta vez contra o Flamengo, e mais uma vez o Vasco sai de campo com a vitória, e principalmente convencendo seu torcedor de que possui uma equipe para disputar o titulo, não só da Taça Rio como do Carioca. Mesmo tendo dois jogadores expulsos, entre eles o seu maior craque, Carlos Alberto, o Vasco provou ser um time competitivo e muito bem dirigido pelo Técnico Dorival Junior. Com dois gols no segundo tempo, um de Elton, cada vez mais titular deste ataque, e outro de Jeferson, que vem subindo de produção a cada jogo, e hoje é um jogador realmente superior a aquele mesmo Jeferson que começou o campeonato,o Vasco conseguiu quebrar uma sequencia de seis jogos sem vitórias sobre seu maior rival e, por coincidencia, atinge com este triunfo, a marca de seis vitorias consecutivas.
Agora enfrentaremos o Mesquita na próxima quarta feira em São Januário, neste jogo que precisamos conquistar os 3 pontos para que no proximo domingo, em Volta Redonda, conquistarmos mais 3 pontos e atingirmos assim aos 18 pontos e a classificação para as semifinais, quando, ai sim, as vitórias serão importantes.
É por ai, vamos curtir o sabor desta vitória e tenhamos todos uma boa semana.
O Sentimento Não Pode Parar!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Paz?

Em reunião nesta quinta feira o Conselho Deliberativo pos fim a especulação da oposição que queria eleições em 2009, alegando que o Dinamite tinha sido eleito para complementar o mandato de 3 anos do eurico.
O Conselho optou por considerar que a eleição de 2006 foi anulada, assim não se poderia considerar que o eurico estaria cumprindo um mandato que não houve, ele estaria no cargo em virtude de ser o presidente eleito [em 2003] e estar aguardando a realização de novas eleições,
Esperamos que todos os Vascaínos se unam em prol do Vasco, como bem declarou o ex-presidente Antonio Soares Calçada, e que permitam ao Dinamite trabalhar para recolocar o Vasco no lugar que lhe é devido.
Mas, sempre o mas, parece-me que o sr. eurico está a fim de tumultuar o ambiente e já ameaçou recorrer a justiça para que ela decrete eleições para este ano, obviamente o unico proposito do mesmo é tumultuar para conseguir o quanto pior melhor, para ele obvio, não para o Vasco. Afinal qualquer energumeno, fumante de charuto, sabe que se a justiça anulou uma eleição e ordenou outra eleição, o mandato terá a duração prevista no Estatuto.
Caso a justiça houvesse anulado alguma urna e com isso revertesse o resultado da eleição ai sim seria dada posse ao segundo colocado para completar o mandato, mas não foi esse o caso, a justiça ANULOU a eleição de 2006.
Quando será que esse senhor irá entender que o tempo dele no comando do Vasco passou? Será que ele acha que poderá ainda voltar a bagunçar o clube como fez em seus dois mandatos?
O Sentimento Não Pode Parar!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Central de Caruaru-PE

Definido na noite de ontem o próximo adversário do Vasco na Copa do Brasil, após empatar em casa por 0 x 0 o time de Caruaru foi a Fortaleza e arrancou um empate em 1 x 1 com o Ceará, garantindo assim sua passagem para a proxima fase da Copa pelo critério de gols fora de casa.
É, podemos dizer, a primeira zebra no caminho do Vasco rumo ao inédito titulo da Copa do Brasil, se jogarmos como estamos jogando, com determinação e competencia, não deveremos repetir os vexames contra times como XV de Campo Bom/RS e Baraunas de Mossoró/RN que arrancaram suas classificações vencendo dentro de São Januario.
Sei que o objetivo primeiro deste ano é o retorno a elite, mas um aperitivo sempre cai bem, então seria conveniente o Dorival passar o tape destes dois jogos para que os jogadores estejam cientes de que zebras podem acontecer. Mas acho que esse time não entra em campo pensando que já ganhou, e isto é bom.
O Sentimento Não Pode Parar!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Superação

Esta parece ser a palavra chave para o Vasco em 2009, superação. O time esta superando todas as expectativas, seja de dirigentes, de cronistas esportivos, de torcedores e, talvez ate mesmo, dos jogadores.
Nem o vascaino mais otimista acreditaria, ao final do ano passado e inicio desta temporada, que o Vasco tivesse uma equipe para disputar, mano a mano com as demais, o titulo do campeonato carioca.
Hoje passados 3 meses da tragédia do brasileirão do ano passado vemos um time aguerrido, competente e algumas vezes brilhante, brigando pelo titulo da taça Rio, já que da disputa da taça Guanabara fomos alijados por manobras extra campo para deleite de alguns, muitos dos quais se dizem vascaínos. Não sei se conquistariamos a Taça Guanabara se pudessemos disputa-la, mas hoje sabemos que fariamos bonito em campo, vencendo ou não. Nos deram o beneplacito da duvida.
Esta equipe que soube superar tantas desconfianças, acaba de superar, neste domingo, mais uma marca, a de nove jogos invictos obtida pela equipe de 2007, alcançando a marca de 10 jogos sem derrotas e, se não bastasse, ainda supera aquela em numero de vitorias [5 vitorias e 4 empates para a de 2007 e oito vitorias e apenas dois empates para a atual equipe]. São numeros mais do que comentados nestes ultimos dias porem, tem mais um detalhe, a quanto tempo não temos uma sequencia de 5 vitórias seguidas? Pois é, eu mesmo não me lembro, mas sei que é uma marca importante alcançada por esta equipe que começou o ano desacreditada, e que vai se encontrando, se superando e se impondo de maneira lenta e gradual.
Derrotas obviamente virão, esta sequencia um dia será quebrada, esta equipe sabe que não basta ser campeã Carioca ou da Copa do Brasil, ela sabe que seu objetivo primeiro, é levar o Vasco de volta a serie A do Brasileiro e para isso tem trabalhado, que venham estes titulos como saboroso aperitivo para o nosso retorno a elite do futebol brasileiro..
Ontem a equipe mostrou em campo que é uma equipe preparada para superar seus obstaculos, não foi brilhante como na vitoria sobre o Botafogo, mas foi competente para vencer uma equipe bem montada, jogando num campo pequeno, e depois de um jogo desgastante e corrido como o da ultima quinta feira.
Vem ai mais um classico, agora contra o Flamengo, no proximo domingo no Maraca, será outro jogo dificil, pois o tropeço do adversario contra o Tigres, no sabado, fez com que a obrigação da vitoria recaia sobre o Flamengo, sob pena do mesmo ficar fora da zona de classificação para as semifinais da taça Rio, até mesmo com um empate.
Para finalizar, a equipe supera tambem uma tabela, que deve ter sido montada para beneficiar alguem, que não o Vasco, afinal porque o Vasco joga seus dois classicos antes da metade do turno enquanto o Fluminense só os joga depois, quando talvez nem precise mais correr atras de pontos? Por que não são os classicos intercalados? Com a palavra as armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro.
O Sentimento Não Pode Parar!

quinta-feira, 12 de março de 2009

No caminho certo

Terminado o primeiro grande teste do ano, a jovem equipe cruzmaltina conseguiu mostrar para o seu torcedor que se encontra no caminho certo, jogando serio e com personalidade, a equipe partiu pra cima e jogou de igual para igual contra o campeão da Taça Guanabara.
Depois de abrir dois gols de vantagem teve um de seus principais jogadores, o nilton, expulso porem soube se defender sem abdicar de fustigar o adversario e mostrar que não estava morto e entregue em campo, e em que pese o gol botafoguense ter saido enquanto estava com um joagador a mais o Vasco criou boas oportunidades de marcar seu terceiro gol, não dando assim ao Botafogo a tranquilidade que ele gostaria para só atacar. e de tanto tentar o Vasco conseguiu seu terceiro gol num penalti mal marcado pelo juiz, já que a falta, clara, existiu, porem fora da grande area. Leo lima, com paradinha, marcou o gol, e Carlos Alberto, quase certamente, o melhor jogador em campo, ainda fez o quarto gol em passe de Pimpão.
O Vasco 2009, vem mostrando que é realmente uma equipe, bem diferente do grupo do ano passado, e tem em Dorival Junior um excelente tecnico que sabe escalar, modificar e incentivar a equipe, que alem de mostrar uma evolução, apresenta tambem uma importante homogeneidade no elenco, permitindo que as peças trocadas não alterem de modo significativo, a qualidade da equipe.
O mais importante desta vitoria é que tira da equipe o peso de não ter vencido seus principais adversários na temporada, o que foi uma marca negativa para a equipe do ano passado que só veio a superar um rival no ultimo confronto daquele ano. Em 2009 o mote é diferente, pelo menos por enquanto, o Vasco NÃO perdeu para seus rivais.
E como isso soa docemente nos ouvidos vascainos...
O Sentimento Não pode Parar!

Vasco x Botafogo, o primeiro teste

Hoje a noite, no Maracanã, o Vasco volta a campo para disputar sua segunda partida na Taça Rio enfrentando um dos grandes do Rio, no caso o Botafogo, time que conquistou a Taça Guanabara com méritos, sem ajuda de arbitragens ou das armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro.
Será sem duvida o primeiro teste real desta jovem equipe cruzmaltina, que até hoje só enfrentou equipes de menor expressão, embora nestes confrontos tenha mostrado um equilibrio inexistente no bando, digo time, do ano passado.
Certo que enfrentamos o fluminense no primeiro turno, mas aquele foi um jogo atipico devido as expulsões, quando se pode avaliar apenas a parte de raça, de vontade de obter um resultado, mesmo que em condições adversas.
Vamos a campo hoje tentando a vitória, e queira Deus que não passemos o ano inteiro sem vencer um classico como em 2008, quando só triunfamos no ultimo confronto. Mas independente do resultado o mais importante será o comportamento da equipe ao longo dos 90 minutos, se ela conseguirá ser uma equipe homogenea, consistente e em condições de jogar de igual para igual, assim apos os 90 minutos não deveremos enaltecer a equipe achando que já estamos no auge em caso de um triunfo, como tambem não poderemos entrar em desespero em caso de um eventual tropeço.
É isso, aguardar ate a noite e torcer pro Nosso Vasco, afinal ...
O Sentimento Não Pode Parar!

domingo, 8 de março de 2009

Burocraticamente Vasco vence na estreia.

No Dia Internacional da Mulher, O Vasco recebe suas torcedoras com rosas e em campo, em um jogo facil o Vasco, jogando burocraticamente, fez o dever de casa e estreiou na Taça Rio com uma vitória por 3 x 0 sobre a Friburguense e assumiu provisoriamente a primeira colocação do grupo.
A dificuldade maior deste turno é porque não se joga contra adversários diretos, assim é importante desde o inicio assumir e manter uma das duas primeiras posições, e principalmente não se pode jogar burocraticamente com jogamos hoje, é necessário jogar com gana, buscando o placar mais elastico possivel pois no final o saldo de gols e os gols pró poderão decidir os classificados para as seminfinais.
Os resultados até o momento favoreceram de maneira inconteste o Vasco, pois dos seis jogos já terminados, só o Vasco venceu no seu grupo, nos outros cinco jogos tivemos vitorias do times do grupo B, que apresenta assim 5 times com 3 pontos ganhos e no momento as duas primeiras colocações são do Volta Redonda e Boa Vista, deixando o "grande" Flamengo em terceiro lugar, e pressionando o Botafogo que terá não apenas de ganhar, mas tambem golear para assumir uma das duas posições.
Neste instante termina o jogo do Fluminense que vence o Mesquita por 1 x 0 com gol aos 45 do segundo tempo, Vasco segue na liderança do grupo A.
O Sentimento Não Pode Parar!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Vasco da Gama - Exemplo para o Brasil!

No próximo domingo, dia 08 de março de 2009, completará 5 anos o Colégio Vasco da Gama, que esta localizado nas dependências de São Januário. Transcrevo a seguir matéria do site oficial do Vasco da Gama.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Com uma visão humanista e um projeto pedagógico moderno, o Colégio Vasco da Gama tem como objetivo oferecer uma formação sólida aos seus alunos-atletas proporcionando a eles um desenvolvimento intelectual que lhes garanta um lugar no disputadíssimo mercado de trabalho fora do mundo esportivo.
Sob a direção da pedagoga Maria Cristina Braga e das assistentes: Patrícia Oliveira da Silva (coordenadora geral), Juliana Gomes de Oliveira (coordenadora pedagógica-tarde) e Alessandra Matos (coordenadora pedagógica-manhã), o CVG une o esporte e educação na formação de futuros cidadãos conscientes das suas funções na sociedade.
Seu corpo docente conta com profissionais pós-graduados, mestres e doutores que oferecem aos alunos um ensino de qualidade que nada fica a dever aos melhores centros de educação do País.
Apesar do pouco tempo de existência a história do CVG já faz parte do clube que lhe empresta o nome. Com 272 alunos (162 no Ensino Fundamental e 110 no Ensino Médio), pelas suas salas de aula já passaram atletas famosos como Alex Teixeira, Alan Kardec, Rodrigo Antônio, Philippe Coutinho, Willen Mota e José Cestaro (goleiro reserva dos profissionais).
Não há nada parecido em nenhum clube do Brasil. Os dois únicos colégios do tipo no País (Cruzeiro-MG e Atlético-PR) guardam uma grande diferença conceitual. O Cruzeiro-MG trabalha com módulos (aulas sem presença) e o Atlético-PR realiza convênios com escolas públicas.
Por tudo isso, o CVG é o mais novo motivo de orgulho para toda a torcida vascaína.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Apesar de não concordar com a administração passada, de reconhecer alguns erros na administração atual, mas não a ponto de desejar a volta da antiga administração, temos de admitir que, com o Colégio Vasco da Gama, ela marcou um gol de placa.
O Sentimento Não Pode Parar!

Fagner escalado / Vasco escaldado

Para o jogo do próximo domingo contra o Friburguense em São Januário, em que pese a federação ter enviado oficio ao Vasco informando que o jogador Paulo Sérgio só contabilizou 2 cartões amarelos na taça Guanabara, estando assim apto a jogar, a comissão Técnica e o Dpto. Jurídico do Vasco optaram por manter o jogador fora da partida e dando uma oportunidade para o jovem Fagner mostrar serviço. Decisão acertada, já que temos visto, principalmente no Campeonato Brasileiro, o TJD da CBF punir jogadores por jogadas violentas que sequer foram advertidas pelos arbitros em campo com cartão amarelo ou vermelho, e sempre baseados em imagens da televisão. Assim poderia estar sendo armada outra jogada para excluir o Vasco tambem da taça Rio, bastaria chegarmos na sexta ou sétima rodada liderando ou ocupando a segunda colocação para que algum auditorzinho, ou promotor, apareça com um video do Paulo Sergio recebendo o cartão amarelo e reunir outra vez as armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro, para surrupuiar, digo retirar, outra vez mais seis pontos do nosso time.
É o Vasco escaldado e se precavendo contra as manhas e artimanhas das armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro.
O Sentimento Não Pode Parar!

domingo, 1 de março de 2009

É Hoje!

Bom como todo vascaino fiquei, a principio, chateado com a decisão do Dinamite de retirar o recurso do STJD, mesmo porque ainda estou convicto de que o Vasco tem razão no caso Jeferson.
Mas tenho que admitir que foi uma decisão politica e que pode remover algumas pedras no caminho do nosso Vasco.
E agora com a eliminação da dupla Fla/Flu, da final, pretendida pelas armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro, é que desejo mesmo que a decisão , vergonhosa por sinal, do tapetão seja mantida.
Nada contra o Botafogo, mas seria fantástica uma vitoria hoje do Resende, pois o mesmo herdou de graça uma vaga que não conquistou em campo e chega a final depois de uma banho no mengo.
Seria um final legal e inesperado pelos senhores das armações ilimitadas cariocas de futebol do rio de janeiro.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveito o espaço para parabenizar a Escola de Samba União da Ilha do Governador por sua vitória no grupo de acesso e consequente volta a elite das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, do qual ela esteve ausente desde 2001. É o insulano de volta, orgulhosamente, ao primeiro grupo.
Que este ano que começa com a Volta da minha União da Ilha, termine tambem com a Volta do meu, do seu, do nosso Vasco a elite do futebol.
2009 o ano da redenção
O Sentimento Não Pode Parar!