Sejam todos bem vindos, vascaínos ou não, afinal só torcemos por Clubes diferentes, e é isto que torna o esporte saudável, a rivalidade que dá graça e humor ao dia a dia desta tão atribulada existência moderna. Neste espaço só veremos post falando do Club de Regatas Vasco da Gama, com a total imparcialidade de um torcedor fervoroso.
Obrigado pela visita.


sábado, 23 de março de 2013

Habemus Tecnicum

Foto: supervasco.com
Na noite de ontem, após ser eleito pela diretoria, o senhor Paulo Autuori de Mello aceitou a missão de ser o Novo técnico do Club de Regatas Vasco da Gama e decidiu que será chamado apenas de Paulo Autuori.
Brincadeiras a parte, desta vez teremos ao lado do campo realmente um profissional gabaritado e com bagagem para comandar a equipe e acalmar um pouco os ânimos da galera que, desde a saída de Ricardo Gomes, vinha cobrando a contratação de um profissional mais experiente.
Como para mim houve um boicote generalizado do elenco contra a permanência do Gaúcho então creio que a tarefa do Paulo será menos árdua do que parece a principio.
Vejamos a minha analise sobre o time, ou possível time do Vasco:
Goleiros:
Alessandro - Se não é candidato a seleção tem demonstrado que pode sim ser o titular e quem sabe, jogando venha a crescer ainda mais;
Michel Alves - ?

Laterais direito
Nei - tem feito a saudade de Fagner e Alan ser maior a cada jogo;
Elsinho - Pouco jogou para ser avaliado, mas o pouco que fez merece barrar o Nei;

Zagueiros
Dedé / Renato Silva - Uma dupla equilibrada;
André Ribeiro - Fraco demais, praticamente falhou em todas as oportunidades que teve;
Luan - tem futebol para disputar com Renato Silva a titularidade, não dá para entender ter sido sempre preterido pelo André Ribeiro;

Laterais esquerdo
Thiago Feltri - Minha maior decepção, nunca fez uma partida no nível que jogava no Atlético Goianiense;
Yotum - Tem curriculo para ser titular  e, espero, futebol também;
Dieyson - Tem futuro, embora esteja sendo perseguido pela torcida;

Volantes
Abuda / Felipe S - para mim seriam os volantes titulares;
Sandro Silva - Se joga tudo que jogou nos últimos dois jogos, o Vasco esta jogando dinheiro fora;

Meias
Dakson - Merece ser titular, ótima visão de jogo e bons passes
Carlos Alberto - Apenas o nome tem entrado em campo, se o jogador também entrar em campo é titular absoluto;
Pedro Ken - Como não tem nome tem jogado mais e sido mais efetivo do que Carlos Alberto;
Bernardo - Tem bola para ser titular, tenho a impressão de que participou ativamente do boicote ao Gaúcho pois, como um jogador que treina batidas de faltas e é reconhecido como excelente cobrador, não acertou uma única cobrança contra o Nova Iguaçu, parecia que não queria mesmo acertar. E olha que houveram boas oportunidades, mas nenhuma levou perigo ao goleiro Jeferson;

atacantes
Eder Luis - Não acerta nada do que tenta, se não esta boicotando o técnico então merece um bom banco;
Thiaguinho - Não tem oportunidades, e olha que para fazer um nada a mais do que o Eder tem feito não deve ser difícil;
Romário - Não esperem jogadas bonitas, apenas gols, mas para isso a bola tem que chegar;
Tenório - Se jogar é ótimo jogador, mas no momento é mais um excelente paciente do depto médico;
Leonardo - igual ao Tenório;

Conclusão, tirando o ataque, o Vasco tem um elenco que podemos considerar acima de mediano, nada para montar um super time, mas também nada que justifique o vexame das duas ultimas partidas e muito menos que se decrete hoje a queda para a série B no ano que vem.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Difícil não acreditar em boicote...

Não dá para acreditar que este time do Vasco não esteja boicotando o trabalho do agora ex-técnico Gaúcho.
Senão vejamos, um time que chega a final da Taça Guanabara e logo depois pega em sequencia dois dos piores times do campeonato, que estão brigando para não serem rebaixados e perde os dois jogos.
Veja não se trata de perder um jogo, afinal a derrota faz parte de qualquer esporte, mas sim de perder os dois jogos sem sequer importunar o adversário, equipes que durante os últimos nove jogos só conseguiram uma vitória enfrentam o Vasco e vencem sem sofrerem uma pressão, tocando a bola como se fossem equipes de ponta e não equipes que lutam para não serem rebaixadas.
Enquanto isso o Vasco que disputou o título do primeiro turno não consegue realizar uma sequencia de troca de passes; um time que tinha o ataque mais positivo do turno, de repente fica incapaz de concluir a gol, e quando o faz é quase sempre sem levar perigo a meta adversária.
Tá bem, o elenco não é esta potencia toda mas, vamos combinar, esta longe de jogar apenas o que apresentou nestes dois últimos jogos.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Dificil entender

Para que são contratados os jogadores?
Resposta básica - Para jogarem bola

Para que são contratados vários jogadores para uma mesma posição
Resposta básica - Para que uns substituam aos outros

Para que se contrata um técnico?
Resposta básica - Para escalar o time e definir como ele jogará

Porque jogadores que não estão jogando bem permanecem no time?
Resposta básica - Pergutem ao técnico

Eis as minhas dúvidas, para que se contrata Thiaguinho. Ilsinho e outros se jogadores como Eder Luis e Nei que estão numa péssima fase, não acertando nada do que tentam, nunca são substituídos?

No Jogo de ontem o Vasco abusou de jogar pelo lado direito do campo e estes dois jogadores não acertavam nada, mas o nosso técnico, inteligente como ele só ,manteve os dois até o fim.

Enfim é esperar que no próximo jogo as coisa melhorem, mas que está difícil está.

domingo, 17 de março de 2013

Levanta sacode a poeira e da a volta por cima

Este verso de uma canção popular demonstra claramente o que é necessário a partir de hoje para o meu Vasco.
Depois da derrota para o Botafogo na decisão da Taça Guanabara, só nos resta começar hoje a dar a volta por cima para, vencermos a Taça Rio e finalmente disputarmos o título de Campeão Carioca contra o próprio Botafogo.
E para isso temos que começar vencendo o jogo de hoje contra o Volta Redonda, jogando em São Januário, e de preferencia com um placar dilatado para ficarmos entre os dois primeiros colocados já que, nos outros jogos desta rodada, sempre houve um vencedor.
Bom, nunca fui favorável a troca de técnicos, mas creio que o momento é o ideal para substituirmos o atual técnico que se mostrou, nos dois jogos finais, um comandante covarde, que se limitou a defender durante os 90 minutos, nunca tentando pressionar o adversário em busca de uma vitória, contentando-se em ser o vencedor pelo empate que lhe beneficiava, em outras palavras, foi vergonhoso o papelão do Vasco neste jogos finais.